- Sentimento crescente de que o o transporte público convencional é inflexivel e pouco fiável, especialmente tendo em conta que as necessidades individuais variam ao longo do tempo
- Nas zonas de maior dispersão urbana o transporte público tradicional pode ser impraticável
- Os decisores políticos olham cada vez mais para o transporte flexível como uma forma de inclusão de determinados segmentos da população e de potenciar a transferência modal
- Em determinados geradores de viagens importantes como aeroportos, o transporte a pedido revela-se como economicamente viável
- O transporte flexível pode ter um papel relevante em zonas sub e periurbanas na realização de viagens de caráter circular ao passo que o transporte público regular é mais eficiente na realização de deslocações de caráter radial
- Os sistema de transporte flexível podem fornecer serviços de entrega de pequenas encomendas, diversificando as fontes de rendimento
- As atividades económicas associadas ao período noturno têm um elevado potencial de procura para o transporte a pedido
- A emergência dos veículos autónomos poderá ser um forte incentivo para implementação de sistemas de transporte a pedido