Para que serve o Transporte Flexível?

O transporte flexível resolve quatro problemas principais.

Fornece serviços de transporte em territórios de baixa densidade

O Transporte Flexível possibilita que as pessoas tenham acesso a transporte público  em áreas mal servidas ou sem acesso a transporte público regular.

Esta melhoria de acessibilidade fomenta a equidade, permitindo que estás comunidades tenham acesso a serviços públicos e privados apenas disponíveis nos locais de maior concentração populacional.

Mobilidade para os idosos e comunidades “envelhecidas”

Para a população mais idosa, sem acesso a transporte individual, o transporte flexível é a forma de possibilitar o acesso aos serviços de saúde, comércio, entre outros.

Otimiza os custos operacionais dos serviços de transporte público

A substituição de serviços de transporte público regular, com procura reduzida, por serviços de Transporte Flexível permite uma redução significativa do défice operacional dos serviços de transporte.

A otimização dos percursos em função da procura permite aumentar a área e população servidas sem necessidade de recursos adicionais.

Otimização da frota em função da procura

Os serviços de transporte Flexível baseados em sistema de reserva permite otimizar diariamente a frota a utilizar, optando-se pelos veículos que, garantindo o transporte de todos os passageiros através das viaturas que garantam menor consumo de combustível e emissões poluentes.