O que são serviços de Transporte Flexível?

O transporte flexível é uma forma de transporte, entre autocarro tradicional e o táxi, e cobre uma ampla gama de serviços de transporte, desde transporte comunitário menos formal até redes geograficamente abrangentes.

A principal caraterística do Transporte Flexível é a adaptação da sua operação às condições da procura. Os serviços normalmente têm trajetos variáveis ​​(embora possam ter uma única origem ou destino, como um equipamento de saúde importante); paragens variáveis; e horários variáveis.

Também conhecido como Transporte a Pedido, o Transporte Flexível é um serviço de transporte caracterizado por um mecanismo de “reserva”.

Este sistema permite que os passageiros reservem a sua viagem em um horário conveniente de acordo com as restrições previstas no regulamento de operação.

Os passageiros podem reservar viagens por meio de um call center ou aplicação de smartphone e podem designar o local de embarque e desembarque e o horário mais conveniente de entre as opções previstas em cada sistema de Transporte Flexível.

Dependendo das opções das autoridades de transporte, os sistemas de Transporte a Pedido podem, ou não, ter horários e paragens pré-definidos. Por norma, os serviços de transporte flexível apenas são realizados nos dias e horários em que houver pedidos e os trajetos são otimizados por forma a minimizar a distância percorrida.